VALORMED

Por todo o mundo, os cientistas têm encontrado vestígios de medicamentos e de substâncias biologicamente ativas no meio ambiente. Estes produtos chegaram lá depois de terem sido ingeridos pelos doentes e excretados para os esgotos ou porque foram colocados diretamente no lixo.

Se pensarmos que em Portugal são vendidos dezenas de milhares de medicamentos por dia, podemos ter uma ideia da gravidade deste problema.

Já em 1999 a Agencia de Proteção do Ambiente (Environmental Protection Agency - EPA), dos EUA, numa pesquisa efetuada em 139 rios do país detetou a presença de vestígios de medicamentos em 80% das amostras recolhidas. 

As quantidades ínfimas destes produtos detetados na água só por si parecem não ter efeito nocivo imediato sobre os seres humanos. Contudo, uma exposição alargada e continuada a estas pequenas doses de medicamentos, podem acarretar enormes prejuízos para a saúde publica. Por outro lado, é sabido que estas doses vestigiais de medicamentos podem ser concentradas nos órgãos dos animais, como no fígado e rins dos peixes, e chegarem depois, por esta via, à nossa alimentação com potenciais perigos para a saúde. 


A preservação e melhoria da saúde pública e ambiental, constituem os principais objetivos da reciclagem dos medicamentos. Embora este setor represente uma minoria dos resíduos sólidos urbanos, a especificidade do medicamento levou ao desenvolvimento de um sistema altamente específico - VALORMED. 



Neste projeto estão associados a Indústria Farmacêutica, os Distribuidores Farmacêuticos, Farmácias Comunitárias e Parafarmácias. 

A VALORMED tem a responsabilidade da gestão dos resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso de origem doméstica, através do SIGREM (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens e Medicamentos)

Nas Farmácias e Parafarmácias existem contentores devidamente identificados onde são colocados os medicamentos fora de prazo ou que já não sejam utilizados. É imprtante por isso a colaboração dos utentes.

NÃO DEITE MEDICAMENTOS NO LIXO.


PARTICIPE COM A ENTREGA DAS EMBALAGENS VAZIAS E OS MEDICAMENTOS FORA DE USO NAS FARMÁCIAS E PARAFARMÁCIAS.