A Polimedicação é o consumo em simultâneo de vários medicamentos ou substâncias biologicamente ativas. Apesar de não haver um consenso sobre o número de substâncias que é necessário tomar para se estar polimedicado, a maior parte dos autores considera que a polimedicação define-se pela toma de cinco ou mais medicamentos em simultâneo. 


Nos últimos anos, a polimedicação tornou-se um problema de extrema gravidade, devido à sua prevalência na população sénior. Para além dos fármacos prescritos, os seniores tomam muitas vezes medicamentos de venda livre e produtos da medicina alternativa que podem interagir de forma perigosa.


Na maior parte dos casos, o conjunto de substâncias ativas consumidas por um doente não é escrutinada por nenhum profissional de saúde. Porque muitas vezes os medicamentos foram prescritos por médicos de diferentes especialidades ou porque o próprio doente foi adicionando produtos de venda livre ou substâncias naturais biologicamente ativas aos medicamentos que já tomava. 


O MEDICAMENTO CERTO

O medicamento mais adequado face à patologia do doente. 

NA DOSE CERTA

Deve-se evitar as tomas excessivas ou por vezes tomas repetidas.

DURANTE O TEMPO CERTO

Por vezes é prejudicial o prolongamento da toma de certos medicamentos.  


PRECISA DE AJUDA?

É UMA PESSOA POLIMEDICADA? PRECISA DE AJUDA COM A SUA MEDICAÇÃO? 

FALE CONNOSCO!